A História da TEQUILA!!!


A História da TEQUILA!!!

Tequila é uma bebida alcoólica destilada, originária do México, feita através da destilação e fermentação do sumo de uma planta da América Central, a Agave tequilana' o Agave Azul, uma espécie de babosa (e não um cacto como muita gente acredita)e de até 49% de açucar extraído da cana ou do milho.
É originalmente produzida em região demarcada pela Lei Mexicana no Estado de Jalisco onde se encontra a pequena povoação de Tequila, que lhe deu o nome, e onde se concentram os principais produtores.
Fortemente aromática, a bebida apresenta diferentes graus de cor, sabor e aroma conforme o tempo de envelhecimento sendo designada por tequila BlancoJovenReposadoAñejo e Extra Añejo em ordem crescente do tempo de maturação.

O Agave Azul é uma planta semelhante a uma Babosa gigante e só se desenvolve em terrenos de solo vulcânico e clima árido. Ele precisa de 8 a 12 anos de idade para estar pronto para produção e proporcionar a Tequila um sabor inconfundível. São necessários 7 quilos de Agave para produção de 1 litro de tequila.




QUAL É A MELHOR??
Existem diversos tipos e classificações de Tequila. Para ser um verdadeiro conhecedor, primeiramente você precisa saber se a Tequila que vai beber é “blended” (misturada) ou 100% Agave. As duas são boas, porém, as Tequilas 100% Agave possuem o tradicional sabor da Tequila mais acentuado. Além disso, elas são classificadas pelo tempo de envelhecimento: Jovem, Reposado ou Añejo. Tequila Jovens tem até 2 meses de envelhecimento em barris de carvalho branco (normalmente as Tequilas brancas – silver), as Tequila “Reposado” tem de 2 meses à 1 ano e as Tequilas “Anejo”, mais de 1 ano. Todas estas normas são exigidas pelo governo mexicano para comercialização do produto.

BORA BEBER ENTÃO?!
O modo mais difundido é colocar sal em torno do copo ou na mão, entre o polegar e o dedo indicador, chupar o sal, beber rapidamente e logo após, morder uma rodela de limão. Como outras bebidas de luxo, a tequila tem um copo especial para ser degustada, o "caballito", com 60 ml de volume. A



Vamos a beber tequila compañero!



Nenhum comentário:

Postar um comentário