Onde nasceu a popular Sinuca, Bilhar, Snooker, Mata-Mata...

 Onde nasceu a popular Sinuca:


Resultado da evolução de vários jogos primitivos, é impossível determinar a origem exata do bilhar. Ela pode, porém, estar num ritual praticado por guerreiros bárbaros dos séculos III e IV. Eles dispunham pedras toscas sobre o solo e tentavam atingi-las com outras mais arredondadas - como na boccia italiana, também popular no Brasil. Conforme o grau de dificuldade da partida e a disposição final das peças, acreditavam ser possível antecipar os desafios da batalha seguinte e até quantos inimigos poderiam ser mortos. Mas as primeiras referências ao bilhar propriamente dito datam do século XV. Alguns autores chamam de pioneiro um francês conhecido como Devigne, artesão da corte de Luís XI (1461-1483). No entanto, Inglaterra, China, Itália e Espanha também aparecem como possíveis precursores do bilhar moderno.
Essa variedade se espelha nas diferentes formas de disputa: bilhar é nome genérico para vários jogos de mesa que usam taco e bolas, entre eles o Snooker (ou sinuca), o Carom (ou bilhar francês), a Bagatela, o Pool (popular nos Estados Unidos e Canadá) e o Mata-Mata (típico nos botecos brasileiros). As mesas mais antigas eram de madeira e empenavam com o tempo. Vieram depois as mesas com pedra de mármore, ainda imperfeitas porque "suavam" nos dias quentes. Por fim as de ardósia, pedra que pode ser cortada e polida com facilidade. As bolas já foram de pedra, madeira, chifre e marfim. Hoje são produzidas com materiais sintéticos, sobretudo bakelite. Os tacos eram bastões grosseiros, usados apenas para puxar ou empurrar as bolas e economizar alguns passos em torno da mesa.
Descobriu-se depois que a parte mais afilada desses bastões, até então usada para empunhadura, era bem mais adequada para impulsionar as bolas. Sua evolução no século XVIII foi decisiva para o refinamento da técnica e a popularização do jogo, primeiro na Europa, depois no mundo.

O bilhar não apareceu de uma tacada só

3000 a.C.
Estudiosos acreditam que pedras e bastões já eram usados em brincadeiras sociais, em versões ancestrais de jogos como croquet e cricket.
SÉCULOS III A IV
Tribos de guerreiros bárbaros jogam pedras arredondadas sobre outras pedras dispostas no chão, numa mistura de jogo e ritual adivinhatório antes de entrar em batalha.
SÉCULO XIV
As disputas evoluem e se diversificam, mas ainda são travadas em campo aberto, também como no croquet.
SÉCULO XV
Primeiros registros do aristocrático jogo de mesa no continente europeu. Reza a lenda que o rei Luís XI jogava bilhar enquanto seus soldados massacravam os protestantes.
SÉCULO XVI
A febre do bilhar chega ao Reino Unido, tendo a rainha escocesa Mary Stuart como uma das principais entusiastas - tanto que, ao ser decapitada por ordem da rainha inglesa Elizabeth I, o pano da sua mesa de jogo é transformado em sua mortalha. No mesmo período, os espanhóis introduzem o jogo de bilhar na América do Norte.
SÉCULO XVII
As bolas de madeira são substituídas por marfim.
SÉCULO XIX
Tentando encontrar um substituto para o marfim usado nas bolas de bilhar (cada presa de elefante fornece, no máximo, cinco), o americano John Wesley Hyatt descobre o celulóide, em 1869. Na mesma época, surge o snooker, variação desenvolvida por soldados ingleses na Índia.
SÉCULO XX
Jogar bilhar vira profissão. Nos Estados Unidos e na Europa, os campeões ganham fortunas.

Motörhead - História / Discografia

 Bom é difícil acreditar que você nunca tenha ouvido falar do Motörhead ou ao menos tenha visto o ícone, o cão com marfins. Mas já que talvez nunca o tenha visto lá vai:

Que banda é essa mesmo?

Motörhead é uma banda de rock britânica, formada em 1975, na Inglaterra pelo vocalista, letrista e baixista Lemmy Kilmister. É conhecida pelo seu peso e velocidade, que influenciou muitas bandas de heavy, thrash metal e punk rock (James Hetfield, líder da banda norte - americana Metallica, disse numa entrevista, que a sua principal inspiração quando formou o Metallica, foi o Motörhead).

Lenda:

O baixista Lemmy Kilmister começou na música ainda na década de 1960, como roadie da banda de Jimi Hendrix. A sua estreia profissional no meio artístico dar-se-ia com a banda de rock psicodélico Hawkwind que alcançou alguns hits na década de 1970.
Mais tarde Lemmy viria a ser despedido dos HawKwind por ter sido barrado no aeroporto do Canadá por porte de drogas (na verdade se tratava de anfetamina). Lemmy não cruza os braços e decide então montar a sua própria banda com o baterista Lucas Fox e Larry Wallis, chamando esta nova banda de Bastards, mas em seguida mudando o nome para Motörhead (uma gíria americana usada por viciados em anfetaminas) que foi o nome de sua última contribuição para os HawKwind. Lucas Fox foi trocado por Phil ("Philthy Animal") Taylor que era um músico amador e amigo de infância de Lemmy. Depois da gravação do que seria o primeiro álbum, On Parole, que não chegou a ser lançado pela gravadora por ser considerado pouco comercial, decidem chamar um segundo guitarrista para a banda, "Fast" Eddie Clarke. Larry Wallis logo sairia da banda, que voltaria então a ser um trio.
O primeiro álbum (auto-intitulado) foi finalmente lançado em 1977 por uma gravadora pequena. Overkill, segundo álbum, foi o primeiro lançado por uma gravadora grande, em 1979, gerando o primeiro hit da banda, o cover "Louie Louie".
Com Bomber (1979) e Ace Of Spades (1980) a banda alcançou o grande público e teve relançada a gravação inédita do princípio de carreira, On Parole, que havia sido desprezada pelas gravadoras quando de sua gravação original.
Em 1982 o guitarrista original Fast Eddie abandonou a banda, sendo substituído por Brian Robertson (que havia tocado com o Thin Lizzy), que não esquentou lugar em virtude da péssima recepção por parte dos fãs (e por se negar a tocar algumas faixas antigas), sendo substituído por uma dupla de guitarristas, Mick Wurzel e Phil Campbell.
Lemmy ao vivo, 2005.
O baterista original Phil Taylor também foi substituído por Pette Gill nesta mesma época. Philty ficaria fora da banda por pouco tempo, voltando logo após a gravação do clássico Orgasmatron de 1986 (cuja faixa título foi regravada pelo Sepultura). Com seu baterista original gravariam os discos Rock 'n' Roll e 1916. Na tour de 1916 Philty novamente abandonou a banda, sendo substituído por Mikkey Dee, baterista da banda de King Diamond.
Em 1992 lançaram March ör Die, seu maior sucesso comercial, com participação do guitarrista Slash (Ex-Guns N' Roses) em diversas canções e uma parceria com Ozzy Osbourne na canção "Hellraiser" (também lançada por Ozzy no álbum No More Tears), presente no game Grand Theft Auto San Andreas e fartamente divulgada em rádios e MTV.
Após desentendimentos com a gravadora Sony lançaram Bastards (1993) por um pequeno selo germânico, tendo pouca repercussão, assim como os discos que se seguiram.
Após o lançamento do álbum Sacrifice o guitarrista Mick Wurzel abandonou a banda, que voltou a ser um trio.
O ano de 2000 é marcado pelo aniversário de 25 anos do Motörhead com um show na Brixton Academy, que vira álbum três anos depois. Em 2004, a banda grava o disco Inferno e segue em turnê pelo Reino Unido em parceria com o Sepultura. Um ano depois, o Motörhead ganha o Grammy na categoria Melhor Performance de Metal.
Nos anos seguintes o Motörhead grava mais três discos: “Kiss of Death” (2006), “Better Motörhead Than Dead: Live at Hammersmith” (2007) e “Motörizer” (2008).
A banda esteve presente no Rock in Rio, Lisboa em 30 de maio de 2010.
Como prometido aos fãs, em 2010 eles voltam aos estúdios e gravam mais um álbum: The Wörld Is Yours.

Ace of Spades:

Álbum que saiu em outubro de 1980, é considerado por muitos como o ápice, o melhor momento registrado pelo Motörhead, o álbum que capturou a banda no seu auge. Com esse álbum a banda ganhava pela primeira vez notoriedade, aparecendo na capa do LP, no lugar da rotineira ilustração, fato que iria se repetir somente em 1996 com o Overnight Sensation. Ace of Spades, foi gravado com o produtor mais requisitado da época, Vic Maile. Com todo o sucesso, o disco tournou-se um dos maiores clássicos na história do Heavy Metal, fazendo do Motörhead um grande nome na cena metálica.
Em 2000 a música "Ace of Spades" foi incluída trilha sonora do game Tony Hawk's Pro Skater 3.
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Discografia
(Para não perder o costume)

On Parole - 1975

Motörhead - 1977

Overkill - 1979

Bomber - 1979

Ace of Spades - 1980

Iron Fist - 1982

Another Perfect Day - 1983

Orgasmatron - 1986

Rock 'n' Roll - 1987

1916 - 1991

March ör Die - 1992

Bastards - 1993

Sacrifice - 1995

Overnight Sensation - 1996

Snake Bite Love - 1998

We Are Motörhead - 2000

Hammered - 2002

Inferno - 2004

Kiss of Death - 2006

Motörizer - 2008

The Wörld Is Yours - 2010

Harley-Davidson "Liberdade"

Harley-Davidson "Liberdade"

História:
Em 1903 numa pacata cidade de um estado americano de Wisconsin, em Milwaukee, dois jovens, resolvem instalar um motor num quadro de bicicleta, com a intenção de se locomover mais rapidamente e mais comodamente nas subidas. Estes dois jovens se chamavam Arthur Davidson e William S. Harley e certamente não sabiam que acabavam de criar um dos meios de transportes mais utilizados do mundo e uma das marcas mais cobiçadas pelos amantes de motocicletas, a Harley-Davidson.

O Nascer de uma Lenda:
Com efeito, um dia, um rapaz inteligente, farto de ter de pedalar, teve a idéia genial de acrescentar um motor à sua bicicleta. Foi exatamente isso que aconteceu a dois americanos, colegas de universidade, Arthur Davidson e William S. Harley, respectivamente escultor e desenhista, que se lançaram nessa arriscada união.
Se bem que tenham tido o cuidado de associar aos seus trabalhos Ole Evinrude, um motorista, a primeira máquina assim criada, entre outros detalhes, a lenda diz que o carburador era feito de uma lata em conservas - foi uma falha completa: o engenheiro recusou-se terminantemente a andar. O motor, demasiado fraco, não conseguiu proporcionar o conjunto. Os nossos heróis não desanimaram e voltaram a tentar o enxerto adaptando desta vez um motor de 400cm³, nitidamente mais potente do que o primeiro. Resultado: a maquina andava, mas desta vez foi o quadro que manifestou rapidamente drásticas sinas exteriores de fraqueza. Sem o saberem, os nossos amigos acabavam de enfrentar a pedra angular, o segredo de uma boa moto: a harmonia síntese de um quadro e de um motor. De surpresas desagradáveis a progressos encorajadores, os nossos dois amigos, instalados no seu local de trabalho (8m²), conseguiram finalmente construir a sua primeira verdadeira maquina: tinha nascido à lendária Silent Gray Fellow. O motor de um cilindro inclinado de 410 cm³ que desenvolvia 3 cavalos estava equipado com uma válvula de admissão automática e com uma transmissão de correia. Produziram-se três exemplares, todos cinzentos, já com a cor fétiche da nova marca. Encorajado pelo seu brilhante resultado, William S. Harley tomou a decisão terminante de se inscrever na universidade de Wisconsin a fim de melhorar os seus conhecimentos de mecânica. Em boa hora o fez, pois, graças a um motor retificado de 450 cm³ e desenvolvendo 4 cavalos e a um quadro finalmente digno desse nome, saíram cinqüenta exemplares das oficinas Harley-Davidson em 1906.
A partir de 1907, a notoriedade Harley e Davidson, aos quais se juntaram os primos William e Walter Davidson, começa a sair do Estado de Wisconsin, e são produzidas pelo menos cem maquinas todos os anos. A fim de fazer a demonstração flagrante da qualidade das motos doravante fabricadas, Walter Davidson envolve-se de desporto motociclista e alcança a vitória, em 1907, numa famosa corrida de resistência.
Organizada pela Federation of American Motorcyclists, e nela bate o recorde de sobriedade percorrendo 300 quilômetros com menos de 5 litros de combustível. Finalmente, recompensa suprema: em 1907, a policia americana começa a equipar-se com motos Harley-Davidson. Desta vez, a Harley-Davidson estava de fato lançada. Nesta época a moto Harley-Davidson esta ainda bastante longe do mito, mas começa indiscutivelmente a aproximar-se dele. Assim, o primeiro V-Twin será construído em 1909, associado a duas outras iniciativas na época: o acelerador de punho rotativo e a forquilha em paralelogramo, precursora daquela que se tornou celebre na futura Springer.

O Símbolo do Sonho Americano:
A partir de este momento as cilindradas vão suceder-se a as inovações técnicas multiplicar-se: o motor bicilíndrico de 1000 cm³, o monocilíndrico de 600 cm³, a famosa válvula de escape lateral; mas eclosão igualmente de ideias que marcarão uma época, como o selim suspenso, a caixa de duas velocidades (depois três) e um sistema de lubrificação automático. Sempre paralelamente ao seu desenvolvimento industrial às máquinas Harley-Davidson percorrem os circuitos com um sucesso garantido desde a criação de um verdadeiro serviço de corrida oficial. Em 1915, Leise Pakhurst, vence o Troféu Nacional da Hora da FAM, em Birmingham, Alabama, e consegue mais de vinte e cinco vitórias ao longo da época. Ainda em 1915, Floyd Clymer bate o recorde do mundo da hora em dirt track em Dodge city, a 132 km/h, numa máquina equipada com um V-twin com oito válvulas com duas saídas de escape por cilindro.
Embora em 2009, uma Harley-Davidson esteja muito afastada da imagem do desporto motociclista, foi neste terreno que a marca provou a sua confiabilidade e a eficácia das soluções técnicas adoptadas e revolucionarias no seu tempo. Ninguém esqueceu os anos 70, não tão afastados como isso, no decurso dos quais especialmente as XR reinaram sozinhas nas pistas de cinza dos EUA. No futuro, talvez voltemos a ver na categoria dos twins, tão estimada do outro lado do Atlântico, uma Harley-Davidson multi-valvulas "bater" as italianas, as alemas e as japonesas. Adoram-se ou não se suportam, mas é um facto: ninguém é insensível a uma Harley-Davidson. Já toda a gente ouviu falar nas celebres maquinas americanas, já se cruzou um dia com biker mais ou menos autentico e ouvir os sons baixos tão característicos do mais celebres motor do mundo. Copiadas no melhor dos casos, plagiadas muitas vezes, as máquinas de Milwaukee escreveram a sua historia nas próprias raízes do povo americano. Associada ao cinema, à música, às tradições do povo americano, ao serviço da polícia e do camponês do Middle West, as Harley-Davidson atravessaram o século 20 com sortes diversas, mas elas ai estão e estarão.
A principio utilizada pelo americano médio, as Harley-Davidson tornaram-se, depois da II Guerra Mundial e de uma utilização maciça na política e no exército, o símbolo do Sonho Americano. Os soldados americanos de regresso da campanha européia e que continuavam a circular em grupo, para não dizer em bando, com as suas Harley desempenharam um grande papel na imagem da marca e dos seus fãs. Provavelmente, contribuíram em muito para a ídeia feita, muitas vezes autêntica, do biker ultra nacionalista, dado à cerveja e que gosta de concursos de T-shirt molhadas e de piadas grosseiras. Assim, ela tornou-se contraditoriamente a montada dos maus-rapazes e dos burgueses em perspectiva.
Esta mistura é ainda mais gritante hoje em dia na Europa, onde desde alguns anos as maquinas americanas conhecem um entusiasmo evidente junto de "burgueses respeitáveis", que, adornados com os inevitáveis sinais de exteriores do biker à moda europeia, ignoram ou fingem que ignoram tudo aquilo que as maquinas veicularam, de ideologia nacionalista, ou mesmo racista, mal sã.
No inicio dos anos 70, um filme, Easy Rider provocou na Europa um ressurgimento da marca americana. A liberdade, ainda e sempre, de dois maus rapazes conduzindo as suas Harley-Davidson, estimulou a inconsciente de geração de 69. A combinação era demasiado bela para se poder fugir a ela.

Primeiros Sucessos:
Depois dos anos de investigações com muito trabalho e da produção confidencial desenvolvida em torno de um modelo único, a primeira verdadeira moto Harley-Davidson nasceu em 1904 e foi batizada de Silent Gray Fellow, a companhia Harley-Davidson progrediu bastante. Produzida em pequena quantidade, esta máquina dos primeiros passos, fabricada até durante anos de 1912, era pelo menos sumaria. Apoiava-se num quadro simples de berço fechado com suspensão de paralelogramo, um motor monocilíndrico de 494 cm³ desenvolvendo 6,5 cavalos, numa transmissão sobre a roda traseira utilizando uma correia de couro e uma embreagem de alavanca manual atuando por meio de uma polia de tensão sobre a correia de transmissão.
O depósito de combustível estava suspenso na parte superior do quadro e a maquina tinha um peso total de 88,5 kg. Embora o conjunto apresentasse um equilíbrio conveniente, era, sobretudo a imagem de uma maquina confiável, sólida e silenciosa que motivava então os valorosos pioneiros: nada de floreiros inúteis, uma única cor, o cinzento, e uma eficácia silenciosa, tudo para lhe conferir sobriamente. Pacientemente aperfeiçoada, só muito mais tarde, em 1919, foi equipada com carburador Schebler, uma verdadeira embreagem, uma caixa de velocidade e uma transmissão por corrente.
Uma das particularidades das criações Harley-Davidson residia na teimosia em desenvolver um só modelo em pretender sistematicamente um lucro importante, mais cuidando sempre da confiabilidade e do silencio da sua máquina. Embora, em 1905, a produção da pequena sociedade fosse apenas de oito máquinas, ela progredia graças ao tributo financeiro e imobiliário do tio João Guilherme. Assim, a partir do ano seguinte, a produção subiu para quarenta e nove máquinas, triplicando todos os anos até 1910 e final mente atingir três mil maquinas na fabrica da Juneau Avenue. Um outro parâmetro serviu perfeitamente aos interesses das motos Harley-Davidson: a raridade, e, portanto o preço elevado dos automóveis. Desde o início, os criadores tinham-se mantido muito afastados da noção de competição e ainda mais do desporto motociclista.
Foi apenas em 1907, sob a presidência de Walter Davidson, que uma máquina da firma foi escrita na primeira corrida organizada pela jovem Federação Motociclista Americana. A experiência saldou-se por um sucesso estrondoso, pois o próprio Walter bateu os oitenta competidores, que representavam pelo menos vinte e uma marcas diferentes. A historia estava em marcha.

O sonho de consumo:
Para todos os que tem paixão por motores potentes e duas rodas, quando se pergunta sobre uma marca de motocicletas a primeira que vem à cabeça é: HARLEY DAVIDSON. Uma lenda, uma maravilha, uma raridade, uma religião, resumidamente um sonho.
 
Motor em "V" de "VIVA", viva a "VIDA" sem limites, sinta a "LIBERDADE" sempre.