TABACO - CAMEL


Em 1913, surgiu nos jornais dos Estados Unidos uma manchete que faria famosa a marca CAMEL: “Os Camelos Estão Chegando”. A R.J. Reynolds, aproveitando o êxito e o sabor do tabaco para cachimbos “Prince Albert”, lançou no mercado os cigarros CAMEL, custando 10 cents o maço, que no ano seguinte venderiam 425 milhões de unidades.
A figura do animal, chamado “OLD JOE”, e que pertencia ao circo Barnum & Bailey foi usada para divulgar o produto. Por ser um nome de fácil pronúncia, e de fonética semelhante em vários idiomas – camelo (português), cammello (italiano), camel (inglês), kameel (alemão), a fábrica lançou ao mercado sem alterar o primeiro projeto, com o desenho de um dromedário que pouco mudou com o tempo. Segundo uma outra história, a foto do camelo foi retirada da enciclopédia Britânica.
Em 1921 a empresa introduziu a famosa campanha publicitária com o slogan “I’d walk a mile for a Camel”. Em 1923, CAMEL tinha conquistado 45% do mercado americano de cigarros. Depois de pesados investimentos em propaganda no ano de 1934, a marca se tornaria líder de mercado no ano seguinte. No começo da década de 50, a marca resolveu apostar em uma novidade, os cigarros com filtros. Em 1974 foi criado o famoso personagem Joe Camel, pelo artista inglês Nicholas Price, para uma campanha de publicidade francesa. No ano de 1987 o personagem estreou nos Estados Unidos para comemorar 75 anos de existência da marca. Quatros anos depois, uma pesquisa apontou que o personagem era reconhecido por 91% das crianças que tinham seis anos, percentual similar ao do Mickey Mouse. Em 1996, a empresa testa o CAMEL Menthol no mercado.



TABACO - MARLBORO


Marlboro é uma marca de cigarros do grupo Altria (anteriormente Philip Morris Companies Inc.). É uma das marcas de cigarros mais conhecidas do mundo.
Philip Morris, um fabricante de cigarros que se estabelecera em Londres, criou, em 1902, uma subsidiária em Nova York para vender diversas marcas de cigarro, incluindo Marlboro. Em 1924, eles anunciaram que os cigarros da Marlboro eram feitos para o público feminino, por trás de um slogan conhecido como "Mild As May".
A marca era vendida bastante até a segunda guerra mundial, quando a marca foi temporariamente removida do mercado por motivos desconhecidos. Ao fim da guerra, três marcas emergiram. Três marcas que iriam estabelecer um firme suporte no mercado dos cigarros:Lucky Strike, Camel e Chesterfield. Essas marcas eram fornecidas para soldados americanos durante a guerra.
Durante os anos 50, a Reader's Digest magazine publicou uma série de artigos que dizia que fumar causava câncer de pulmão. A Philip Morris, juntamente com outras marcas de cigarros, começaram então a produzir cigarros com filtros, lançando-os ao mercado no ano de 1955. No começo dos anos 60, a Philip Morris inventou o "País Marlboro" (ou "O Mundo de Malrboro" no Brasil) popularizando a sua imagem através de rústicos e bem aparentados cowboys e conhecidos como "Marlboro Men". O lema continua vivo até hoje: "Come to where the flavor is. Come to Marlboro country", em Português: "Venha para onde está o sabor. Venha para o país Marlboro". (Versão brasileira nas campanhas: "Venha para onde está o sabor. Venha para o mundo de Marlboro").
O "Marlboro Man", personagem da propaganda de TV, foi um dos responsáveis pelo sucesso da marca, por associá-la a idéia de liberdade.
O Marlboro possui como concorrentes diretos o Lucky Strike e o Camel.
E NA FORMULA 1
Marlboro patrocinou vários eventos esportivos, em especial o automobilismo (como a Formula 1 e Fórmula Indy), e equipes como Ferrari, Mclaren, Ducati e Penske . O patrocínio da Marlboro na Formula 1 começou em 1972 com a equipe BRM. Atualmente, a Marlboro patrocina a equipe Ferrari, na Formula 1,cujo nome oficial é: Scuderia Ferrari Marlboro. A partir de junho de 2007, começou a vigorar a proibição para as equipes em estampar marcas de cigarros em carro da Formula 1, e a marca Marlboro passou a ser representada por código de barras, no carro, até início de 2010, e atualmente apenas nos capacetes dos pilotos.

AQUI NA NOSSA TERRA (BRASIL)
No Brasil o Marlboro tem disponivel as opções maço e box, nas cores: Prata (Ultra Light ou Silver), Ouro (Gold ou Light), Azul (Médio ou Gold Advanced), Vermelho (filtro marom), Ice Mint, Fresh Mint (mentolados com filtro parcialmente aromatizado), Blue Ice (lançado recentemente no Brasil, possui uma cápsula no filtro que, quando rompida, libera um líquido com uma forte aroma mentolado) e Filter Plus. Com as dosagens de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono, respectivamente:
CURIOSIDADE
  • Com a criação do "Marlboro Man", as vendas do cigarro começou a crescer. Criado por Leo Burnett, eles utilizavam a imagem de velejadores, atletas, pilotos e cowboys. O resultado não poderia ser melhor nas vendas: A Marlboro se tornou o cigarro mais vendido em Nova York, com um incremento de 5.000% nas vendas. O cowboy se tornou o mais popular dos personagens que foi adotado como garoto-propaganda. Em 1964, foi lançada a famosa campanha “Come to where the flavor is. Come to Marlboro Country”. Com a campanha, as vendas do cigarro subiram em torno de 10%. Em 1970, a marca Marlboro era a terceira mais popular dos Estados Unidos. Dois anos depois, a marca se tornou a mais vendida do mundo.

TABACO - LUCKY STRIKE

Lucky Strike é uma famosa marca de cigarros pertencente à British American Tobacco. Criada em 1871, está representada por um logotipo muito conhecido, o bull's eye. Ele está no grupo dos cigarros mais fortes, e é dono de uma imagem de rebeldia (fruto do seu marketing internacional).
O cigarro Lucky Strike foi lançado no mercado em 1853 pela empresa R.A. Patterson na cidade de Richmond, estado americano da Virgínia, sendo a primeira marca de cigarro a ser produzida em massa. O nome "LUCKY STRIKE" foi escolhido em referência aos tempos da “Corrida do Ouro”.
Em 1905, a American Tabacco Company comprou a marca. No ano de 1916, a marca foi reeintroduzida no mercado pela American Tabacco Company, vendido em maços verde-escuro. No ano seguinte foi lançado o slogan “It’s Toasted”, para descrever o processo de produção do cigarro na época, além do novo logotipo da marca. Esse novo logo foi lançado para reintroduzir a marca novamente, competindo com outras marcas fortes no mercado. Foi uma das primeiras marca a utilizar o veículo de comunicação chamado Skywriting, em 1923, onde aviões escreviam o nome do cigarro no céu através de fumaça.
Em 1927, foi lançada a campanha publicitária voltada para o público feminino com o slogan “Reach for a Lucky instead of sweet”, além de testemunhais de atrizes e cantoras. No ano de 1930, a marca era a mais popular e vendida nos Estados Unidos com 43.2 bilhões de cigarros comercializados. Durante a Segunda Guerra Mundial o cigarro esteve disponível também no sabor menta.
Em 1942, a embalagem passa a ser produzida na cor branca, pois em virtude da guerra o pigmento verde era utilizado para produção de acessórios militares, adotando o slogan “Lucky Strike Has Gone To War”. Em 1944, a marca começou uma nova campanha publicitária com o slogan “Lucky Strike Means Fine Tabacco”, algo como: "Lucky Strike significa cigarro bom". Esse slogan ficou tão famoso que todos os maços do cigarro levam essa inscrição até os dias de hoje. Na década de 50 a marca começou a patrocinar programas de rádio, ganhando grande visibilidade.
Em 1978, a tabacaria Brown & Williamson adquiriu os direitos da marca para exportação. No ano de 1994, a Brown & Williamson comprou os direitos da marca para o mercado doméstico. No ano seguinte, o "Lucky Strike King Size" ganha novo tamanho. Em 1996, foi introduzido no mercado da cidade de San Francisco a versão Filtered Styles, sendo expandida para todo estado da Califórnia no ano seguinte, passando a ser distribuído nacionalmente em 1999. Os chamados “Trivia Cards” são introduzidos dentro dos maços em 1997.
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No ano de 1999, a marca lançou uma avassaladora ação de marketing que incluía cafezinho de graça e flores no dia dos namorados. Depois, os consumidores que participaram da ação recebiam em casa um cartão com a inscrição “Lucky Loves You”, que continha um número 1-800 (equivalente à ligação gratuita), onde poderiam conhecer um pouco mais sobre a marca e o produto. O Lucky Strike de filtro vermelho é bastante similar ao Marlboro, mas parece ligeiramente mais forte. Tem fumaça densa e sabor amadeirado e definido. Atualmente existem três versões do cigarro: "Original", "King Size" e o "Light".
Lucky Strike KS (Alcatrão: 10 - Nicotina: 1 - Monóxido de Carbono: 10 mg/cig)
Lucky Strike White KS (Alcatrão: 6 - Nicotina: 0,5 - Monóxido de Carbono: 7 mg/cig)
NA MÍDIA
No começo dos anos 60, os comerciais de televisão do Lucky Strike trazia o slogan: "Lucky Strike separates the men from the boys… but not from the girls", que no bom português diz: "Lucky Strike separa os homens dos garotos… mas não das garotas". Quando os cigarros filtrados da Lucky Strike foram introduzidos no mercado, em meados de 1960, os comerciais mudaram para um slogan cantado que dizia: "Show me a filter cigarette that delivers the taste, and I'll eat my hat!", algo como: "Mostre um cigarro com filtro que conserva o sabor e eu comerei o meu chapéu".
O logotipo da Lucky Strike foi criado pelo famoso designer industrial Raymond Loewy, que também criou o logotipo da Exxon, Shell, AT&T e da Coca Cola.
A fonte usada no logotipo da Lucky Strike é Futura BT-Extra Black Condensed ou Futura Condensed Bold, delicadamente modificada.
Lucky Strike foi a patrocinadora da rádio Jack Benny e também de vários programas de televisão em meados de 1940 e 1950 na CBS. Em meio a populares slogans nas propagandas nos shows, faladas pelo anunciador Don Wilson, estavam a clássica "LSMFT: Lucky Strike means fine tobacco!" e a "Be happy go lucky, be happy, smoke Lucky Strike!"
A marca de Cigarros Lucky Strike é citada em milhares jogos modernos para vídeo-game, animes, músicas, livros e filmes. Lucky Strike é mostrada também no anime Cowboy Bebop, onde o personagem Faye Valentine é frequentemente visto com um Lucky Strike na boca. Em Eureka Seven, Stoner é visto fumando um maço de cigarros similar ao da Lucky Strike no episódio 14. O Detective Steele no jogo de video-game "Blade runner" fuma Lucky Strike. No famoso manga GTO, o Professor Onizuka é visto fumando um Lucky Strike.
O personagem ficcional Mike Hammer, que foi escrito por Mickey Spillane, fumou Lucky Strike durante toda a novela de Hammer. O cigarro Lucky Strike foi mencionado também no filme "Misery", do famoso escritor Stephen King, onde o personagem Paul Sheldon (interpretado pelo ator James Caan) fumaria um cigarro da Lucky Strike após terminar de escrever um livro. O cigarro é mencionado também no livro "Christine", também de Stephen King, logo no prólogo.
Um dos mais famosos fumantes da marca Lucky Strike na televisão foi o famoso detetive Sonny Crockett (interpretado por Don Johnson) do programa Miami Vice, da década de 1980.
James Caan fuma Lucky Strike no filme Misery - O capítulo final, de 1990.
Sigourney Weaver fuma Lucky Strike no filme Death and the Maiden, de 1994.
O cigarro Lucky Strike é mostrado também no filme The Shawshank Redemption, de 1994.
Em um episódio de Smart Guy (2ª temporada, episódio 13: Trial & Error), o senhor Bringleman fuma cigarros da Lucky Strike.
Em Band of Brothers mostra varias vezes os soldados fumando e falando a marca.
No filme de 2004, Team America: World Police, dos mesmos criadores do seriado americano South Park, é mostrado propagandas do Lucky Strike pintado nas paredes em algumas cenas do meio-oeste urbano.
Em 2005, Keira Knightley fuma Lucky Strike no The Jacket, estrelando Adrien Brody.
O cigarro Lucky Strike é mencionado na música "These are my People" de Rodney Atkins. O Lucky Strike é mencionado também na música "Kentucky Avenue", do famoso músico Tom Waits. O cigarro da Lucky Strike é mencionado também na música "All You Can Ever Learn is What you Already Know", da banda The Ataris, um grupo de punk rock.
No romance gráfico de Alan Moore, Watchmen, podemos ver o famoso Lucky Strike sendo fumado por Hollis J. Mason (o original Night Owl). É visto também em uma cena com o detetive Steven Fine.
No seriado Mad Men, o protagonista Don Draper, diretor de arte da empresa fictícia Sterling Cooper, logo no primeiro episódio está tentando criar uma nova campanha para os cigarros Lucky Strike. E ao longo das temporadas vários personagens aparecem fumando e diversas vezes e feita alguma referência a marca.
Em 2011.o Lucky Strike foi fumado pela banda Scream And Shout na sacada do vocalista The Avenger
A marca no mundo
A marca é vendida em mais de 90 países ao redor do mundo, sendo a mais vendida e valiosa da empresa Brown & Williamson. A marca é extremamente popular na França, Alemanha e Espanha. ("Cigarro é um produto destinado a adultos ")
Você Sabia?
Que o visual atual dos maços do "Lucky Strike" foi desenvolvido e criado por Raymond Loewy, em 1940, criador também do logotipo da Shell, do logotipo da Coca-cola e também dos rótulos das sopas Campbell’s.