Nascido em Birmigham, Inglaterra, Ozzy é considerado por muitos como o "Pai do Heavy Metal" e, sem dúvida, um dos nomes mais importantes da história do rock. Fez parte da antológica banda Black Sabbath, com quem lançou oito álbuns e muitos clássicos. Permaneceu no grupo até 1979 e após nove anos juntos, o oitavo álbum da banda, "Never Say Die!", veio para marcar a saída do cantor. Decidido a seguir carreira solo, lança o álbum Blizzard of Oz.
Durante os anos 80, Ozzy lança cinco álbuns, entre eles, "Diary of a Madman" e "Bark at the Moon" e sai em diversas turnês mundiais. Nos anos 90, lança "No More Tears", repleto de baladas ("Mama, I´m Coming Home" e "Time After Time"), letras autobiográficas ("Road to Nowhere") e discussões sobre assuntos relevantes como, por exemplo, o abuso sexual de crianças ("Mr. Tinkertrain"). Os frutos dessa iniciativa se confirmaram através do Grammy de melhor música para "I Don´t Want to Change the World".
No final de 1996, Ozzy e a esposa e empresária Sharon promoveram a primeira edição do OzzFest, onde se apresentaram bandas como Sepultura, Slayer, Biohazard, Pantera, entre outras. O sucesso foi tanto que até hoje o festival acontece anualmente.
Os membros originais do Black Sabbath (Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler and Bill Ward), já se reuniram para algumas apresentações entre 1997 e 2005. Em 2006, a banda foi incluída no Rock 'n Roll Hall of Fame.
Em 2002, os fãs conheceram o lado mais "família" de Ozzy, quando foi ao ar, pela MTV americana, o reality show, The Osbournes. Considerada pelo canal como a série mais vista de toda a história, o show apresentava a vida doméstica e atrapalhada da família. Os episódios foram ao ar até 2005, mas o sucesso foi tanto, que chegou a ser reprisada, inclusive no Brasil.
"O Príncipe das Trevas", Ozzy Osbourne volta ao Brasil para uma série de shows por cinco cidades do país. Os shows fazem parte da turnê de divulgação do último álbum do artista, Scream (Epic Records) e seu último single "Live Won't Wait". As datas do Brasil fazem parte da turnê mundial de 18 meses para as quais Ozzy vem recebendo as críticas mais positivas de sua carreira, com shows já realizados na Inglaterra, Rússia, Itália, França, Dinamarca, Suécia, Grécia, Finlândia, Noruega, Alemanha, Romênia, Hungria e EUA
AC/DCé umabandaderockformada emSydney,Austráliaem1973pelos irmãosAnguseMalcolm Young. A banda é normalmente classificada comohard rock e considerada uma das pioneiras doheavy metal,juntamente com bandas comoLed Zeppelin,Black Sabbath,Thin Lizzy,Judas PriesteDeep Purple.No entanto, os seus membros sempre classificaram a sua música comorock and roll.
AC/DC passou por várias mudanças de alinhamento antes de lançarem o seu primeiro álbum,High Voltage, em1975. A formação manteve-se estável até o baixista Cliff WilliamssubstituirMark Evansem1977. Em1979, a banda gravou o seu bem-sucedido álbumHighway to Hell. O vocalista e co-compositorBon Scottfaleceu a 19 de Fevereirode1980, após consumir na noite anterior uma grande quantidade de álcool. O grupo considerou por algum tempo a separação, mas rapidamente o ex-vocalista dos Geordie,Brian Johnson, foi selecionado para o lugar de Scott. Mais tarde nesse ano, a banda lançou o seu álbum mais vendido,Back in Black.
O álbum seguinte da banda,For Those About to Rock (We Salute You), foi também bem sucedido e tornou-se o primeiro álbum deheavy metala atingir o 1º lugar nosEstados Unidos. O AC/DC caiu em popularidade pouco após a saída do bateristaPhil Ruddem1983. As fracas vendas continuaram até ao lançamento deThe Razor's Edgeem1990. Phil Rudd regressou em1994e contribuiu para o álbum de1995da banda,Ballbreaker.Stiff Upper Lipfoi lançado em2000, tendo sido bem recebido pela crítica. Planos para um novo álbum foram anunciados em2004, sendo cumpridos em2008, com o lançamento do álbumBlack Iceno dia20 de outubrode2008.
O AC/DC já vendeu cerca de 200 milhões de cópias em todo o mundo,incluindo 71 milhões somente nosEstados Unidos.Back in Blackjá vendeu cerca de 43 milhões de cópias a nível mundial,do quais 22 nosEstados Unidos,fazendo dele o 2º álbum mais vendido de todos os tempos e o 5º mais vendido nosEstados Unidos.AC/DC ficou em quarto na lista daVH1dos "100 Maiores Artistas de Hard Rock"e foram considerados pelaMTVa 7ª "Maior Banda de Heavy Metal de Todos os Tempos"e em2004, a banda ficou em 72º na lista dos "100 Maiores Artistas de Todos os Tempos" feita pela revistaRolling Stone.
"Antecedentes e Nome"
Os irmãos Malcolm, Angus eGeorge Youngnasceram emGlasgow, Escócia, e se mudaram para Sydney com a maioria de sua família em 1963. George foi o primeiro a aprender a tocar guitarra. Ele se tornou um membro daEasybeats, uma das bandas mais bem sucedidas da Austrália da década de 1960. Em 1966, eles se tornaram o primeiro ato local de rock a ter um sucesso internacional, com a canção "Friday on My Mind".Malcolm seguiu os passos de George tocando com uma banda deNewcastle,New South Wales, chamada de Velvet Underground (não deve ser confundida com a nova-iorquinaVelvet Underground).
Os irmãosMalcolmeAngus Youngdesenvolveram uma ideia para o nome da banda depois de ver as iniciais "AC/DC" na parte de trás de uma máquina de costura da irmã mais velha deles, Margaret Young. "AC/DC" é uma abreviação de "alternating current/direct current" (que emportuguêssignifica "corrente alternada/corrente contínua"). Os irmãos sentiram que esse nome simbolizava a energia da banda e o amor deles pela música."AC/DC" é pronunciado uma letra por vez, embora a banda seja conhecida popularmente como "Acca Dacca" na Austrália.
"Primeiros Anos: 1973-1974 (Era Dave Evans )"
Emnovembrode1973, Malcolm e Angus Young formaram o AC/DC e recrutaram obaixistaLarry Van Kriedt, ovocalistaDave Evanse obateristaColin Burgess.A banda se apresentou pela primeira vez em um clube chamado Chequers emSydneyem1973.Mais tarde assinaram com aAlbert Productions. Burgess foi o primeiro membro demitido, e vários baixistas e bateristas passaram pela banda durante1974.
Os irmãos Young decidiram que Evans não era o vocalista adequado para o grupo, porque eles sentiram que ele era mais umglam rockercomo Gary Glitter.Evans não se dava bem com Dennis Laughlin, o que também contribuiu para a saída deDave Evansda banda.Bon Scott, um vocalista experiente e amigo deGeorge Young, estava interessado em se tornar o novo vocalista da banda.
"A Era Bon Scott: 1974-1980"
Emsetembrode1974,Bon ScottsubstituiDave Evans. A banda havia gravado apenas uma música com Evans, "Rockin' in the Parlour", a música foi regravada com Bon Scott como "Can I Sit Next to You Girl" (sétima faixa da versão australiana do álbumT.N.T.e a sexta faixa da versão internacional do álbumHigh Voltage).
Emjaneirode1975, foi lançado naAustráliao álbumHigh Voltage, levou apenas 10 dias para ser gravado.Em poucos meses, a formação da banda foi estabelecida, com Bon Scott nosvocais,Mark Evansno baixoePhil Ruddnabateria. Mais tarde naquele ano eles lançaram o single "It's a Long Way to the Top (If You Wanna Rock 'n' Roll)", que se tornou o hino do rock para eles.A música foi incluída em seu segundo álbum,T.N.T., que foi lançado apenas naAustráliae naNova Zelândia. No álbum tinha outra música clássica, "High Voltage".
"A Morte de Scott: 1980"
No dia19 de fevereirode1980, Bon Scott passou a noite inteira bebendo emLondres. Na manhã seguinte, Alistair Kinnear (um conhecido de Scott) o levou para ohospitalem Camberwell. Scott foi declarado morto quando chegou ao hospital.
Aspiração pulmonar de vômito foi a causa da morte de Bon Scott.No documento oficial de sua morte está listado como "intoxicação por álcool" e "morte por desventura".
A família de Scott o enterrou no cemitério deFremantle, naAustrália, local para onde emigraram quando Bon Scott ainda era criança.
Inconsistências no documento oficial da morte de Scott tem sido citados em teorias da conspiração, que sugerem que Scott morreu de overdose por consumo deheroína, ou que foi morto dentro do carro, ou que Alistair Kinnear não existia.Adicionalmente, Scott eraasmático,e a temperatura estava abaixo de zero na manhã de sua morte.
"A Era Brian Johnson: 1980 - (dias atuais)"
Após a morte de Bon Scott, a banda estava pensando em desistir, no entanto, Scott teria desejado que o AC/DC continuasse. Vários vocalistas foram citados para substituir Scott, incluindo Buzz Shearman, ex-vocalista do Moxye Terry Slesser, ex-vocalista do Back Street Crawler. Os membros do AC/DC finalmente decidiram que o novo vocalista seriaBrian Johnson, ex-Geordie.
Com Brian Johnson a banda terminou de compor as músicas para o álbumBack in Black. A gravação ocorreu no Compass Point Studios emBahamas, poucos meses após a morte de Scott.Back in Blackfoi produzido por Mutt Lange e gravado por Tony Platt, se tornando o álbum mais vendido da carreira de ambos. O álbum inclui hits como "Hells Bells", "You Shook Me All Night Long" e "Back in Black". O álbum recebeu certificação platina um ano após o seu lançamento,e em2006o álbum alcançou a marca de 22 milhões de cópias vendidas nosEstados Unidos.O álbum alcançou o 1º lugar noReino Unidoe o 4º nosEstados Unidos, onde ficou 131 semanas no Top 10.Back in Blacké o 5º álbum mais vendido de todos os tempos nosEstados Unidos.
O próximo álbum,For Those About to Rock We Salute You, foi lançado em1981, vendeu bem e recebeu críticas positivas. As faixas "Let's Get It Up" e "For Those About to Rock (We Salute You)", alcançaram o 13º e 15º lugar noReino Unidorespectivamente.
"Reconhecimento"
O AC/DC entrou noRock and Roll Hall of Fameemmarçode2003. Durante a cerimônia a banda tocou "Highway to Hell" e "You Shook Me All Night Long", com os vocais feitos porSteven TylerdoAerosmith.Durante o discurso,Brian Johnsoncitou a música deles "Let There Be Rock".
No dia1 de outubrode2004, uma rua deMelbourne, Corporation Lane, foi renomeada para ACDC Lane em homenagem à banda.A rua fica perto da Swanson Street, onde a banda gravou o videoclipe de1975da música "It's a Long Way to the Top (If You Wanna Rock 'n' Roll)".Uma rua emLeganés,Espanharecebeu o nome de "Calle de AC/DC" no dia2 de marçode2000.
Em2005, aRIAAatualizou o número de álbuns vendidos pela banda nosEstados Unidosde 63 milhões para 69 milhões de cópias vendidas, fazendo do AC/DC a quinta banda que mais vendeu álbuns nosEstados Unidose o décimo artista que mais vendeu álbuns nosEstados Unidos, vendendo mais queMadonna,Mariah CareyeMichael Jackson.ARIAAtambém certificouBack in Blackcomo dupla platina (vinte milhões) nosEstados Unidos, o álbum já vendeu mais de 22 milhões de cópias, sendo o quinto álbum mais vendido da história do país.
Elvis Aaron Presley(East Tupelo,8 de janeirode1935—Memphis,16 de agostode1977) foi um famosomúsicoeator, nascido nosEstados Unidos da América, sendo mundialmente denominado comoRei do Rock. É também conhecido pelaalcunhaElvis The Pelvis, apelido pelo qual ficou conhecido nadécada de 1950por sua maneira extravagante e ousada de dançar. Uma de suas maiores virtudes era a suavoz, devido ao seu alcancevocal, que atingia, segundo especialistas,notasmusicais de difícil alcance para um cantor popular. Acríticaespecializada reconhece seu expressivo ganho, em extensão, com a maturidade; além de virtuoso senso rítmico, força interpretativa e umtimbrede voz que o destacava entre os cantores populares, sendo avaliado como um dos maiores e por outros como o melhor cantor popular doséculo 20.
Acompanhado pelo guitarristaScotty Mooree pelo baixistaBill Black, Presley foi um dos criadores dorockabilly, uma fusão demúsica countryerhythm and blues.
Elvis tornou-se um dos maioresíconesdacultura popularmundial doséculo XX.Entre seus sucessosmusicaispodemos destacar "Hound Dog", "Don't Be Cruel", "Love me Tender", "All Shook up", "Teddy Bear", "Jailhouse Rock", "It's Now Or Never", "Can´t Help Falling In Love", "Surrender", "Crying In The Chapel", "Mystery Train", "In The Ghetto", "Suspicious Minds", "Don't Cry Daddy", "The Wonder Of You", "An American Trilogy", "Burning Love", "My Boy" e "Moody Blue". NaEuropa, canções como "Wooden Heart", "You Don't Have To Say You Love Me", "My Boy" e "Moody Blue" fizeram sucesso. Particulamente noBrasil, foram bem-sucedidas as canções "Kiss Me Quick", "Bossa Nova Baby", "Bridge Over Troubled Water".
Após suamorte, novos sucessos advieram, como "Way Down" (logo após seu falecimento), "Always On My Mind", "Guitar Man", "A Little Less Conversation" e "Rubberneckin". Trinta anos depois de morrer, Presley ainda é o artista solo detentor do maior número de "hits" nas paradasmundiaise também é o maior recordista mundial em vendas de discos em todos os tempos com mais de 1 bilhão e meio de discos vendidos em todo o mundo.
"Hollywood, Bons e Maus Momentos"
No período de1960até1965, os seusfilmessão um grande sucesso de público no mundo inteiro. Alguns críticos mais generosos, ainda que implacáveis acerca da qualidade duvidosa das películas, clamavam por melhores oportunidades e personagens para Elvis Presley que, entretanto, envolvido em uma ciranda mercadológica, não se dispunha a aprender o ofício e frequentar Escolas de Artes Cênicas confiáveis, para aprimorar-se no ofício - a exemplo deMarlon Brando, e muitos outros. Ainda assim, sua versatilidade esteve presente e vários gêneros foram visitados, sendo elogiado por algumas de suas performances, mesmo os roteiros não sendo avaliados como satisfatórios, ou seja, ele fazia a sua parte com méritos, mesmo não possuindo material de qualidade - entre os gêneros apresentados em seus filmes podem ser destacados, "musical", "faroeste", "drama" e "comédia" - os maiores e melhores destaques nesse período foram,Flaming Star(1960),Wild In The Country(1961),Follow That Dream(1962),Kid Galahad(1962),Fun in Acapulco(1963),Viva Las Vegas(1964),Roustabout(1964). A partir de 65, seus filmes e trilhas-sonoras perderam qualidade drasticamente, configurando período de grande alienação e tédio pessoal para o artista. Durante as filmagens de "Viva Las Vegas", em1963, os protagonistas, Elvis eAnn-Margret, sueca de beleza estonteante, apaixonaram-se intensamente; o que legou bons resultados ao produto final. E muita especulação na mídia. O filme "Viva Las Vegas" é considerado um de seus melhores momentos nocinema, sendo muito elogiado até os dias atuais.
"Elvis Presley e os The Beatles"
No dia27 de agostode1965, Elvis e a banda inglesaThe Beatlesencontraram-se no âmbito doméstico, sem evidências, até agora, de qualquer produto áudio/visual relevante. A única imagem alusiva ao encontro de Elvis e Beatles é umafotoem queJohn Lennonaparece saindo da casa de Elvis. No documentárioThe Beatles Anthology, de1996, os ex-beatlesPaul McCartney,George HarrisoneRingo Starr, confirmaram jamais terem tocado com Elvis, e que somente John Lennon o fizera. No mesmo documentário, Ringo, para os biógrafos confiáveis, a grande estrela da noite em simpatia e camaradagem geral, comentou ter jogadofutebolcom Elvis.
"Morte"
Na noite de15 de AgostoElvis vai aodentistapor volta das 11:00 da noite, algo muito comum para ele. De madrugada ele volta aGraceland, joga um pouco de tênis e toca algumas canções aopiano, indo dormir por volta das 4 ou 5 da madrugada do dia 16 de agosto. Por volta das 10 horas Elvis teria levantado para ler nobanheiro, o que aconteceu desse ponto até por volta das duas horas da tarde é um mistério. O desenlace ocorreu, possivelmente, no final da manhã, no banheiro de sua suite, na mansão Graceland, na cidade deMemphis, noTennessee. Os fatores predisponentes sistêmicos, os hábitos cotidianos e as circunstâncias que culminaram com a morte de Elvis Presley, são dos pontos mais polêmicos e controvertidos entre seus biografos e fãs. Elvis só foi encontrado morto no horário das duas horas da tarde por sua namorada na época, Ginger Alden. Logo após, o seu corpo é levado ao hospital "Memorial Batista" e sua morte confirmada.
A morte de Elvis Aaron Presley no dia de16 de agostode1977, causada por colapso fulminante associado à disfunção cardíaca, surpreendeu omundo, provocando comoçãocomo poucas vezes fora vista em nossa cultura; inclusive noBrasil. Os fãs se aglomeraram em maior número em frente a mansão. As linhas telefônicas de Memphisestavam tão congestionadas que a companhia telefônica pediu aos residentes para não usarem otelefonea não ser em caso de emergência. As floriculturas venderam todas asfloresem estoque. O velório aconteceu no dia 17. Alguns, dos milhares de fãs, puderam ver o caixão por aproximadamente 4 horas.
Por volta das 3 da tarde do dia 18 de agosto a cerimônia para familiares e amigos foi realizada, com canções gospel sendo cantadas pelos "Stamps" (Grupo vocal gospel) e por Kathy Westmoreland (cantora), ambos fizeram parte do grupo musical de Elvis nadécada de 1970. Após a cerimônia todos foram levados até o cemitério em limusines, logo em seguida o corpo de Elvis é enterrado. Mas para os fãs e apreciadores de artistas que viraram ícones, a morte física de Elvis pouco importa. E para seus admiradores, enquanto houver desejo e emoção, Elvis Presley viverá.
"Atualidades"
Nos dias atuais, Elvis é considerado por seus fãs, assim como alguns especialistas, e até nomeado por algumas pesquisas, como um dos melhorescantorespopulares doséculo XX,suavoz, reconhecem os especialistas, era poderosa e possuia umtimbredestacado, principalmente a partir da metade dosanos 60, era detentor de uma surpreendente musicalidade, cantando em vários ritmos e, em algumas oportunidades, em outros idiomas - alemão,espanholeitaliano- além de uma rara capacidade interpretativa; toda essa avaliação em torno da vozde Elvis deve-se em grande parte a análise por parte das pessoas que gozam de uma certa noção do melhor de cada cantor, ou seja, o auge da carreira de cada um desses artistas, e até mesmo a comparação das versões de canções interpretadas por quase todos os cantores, como exemplo podemos citar os clássicos "My Way", "Danny Boy", "Impossible Dream", "You'll Never Walk Alone", entre outras.Barítono, fez-se, com méritos,baixo(voz grave masculina) etenor, em algumas oportunidades. Indiscutível é sua versatilidade e potência vocal: possivelmente, jamais houve um cantor tão eclético ritmicamente! Na contemporaneidade, parte da indústria fonográfica, ao visitar sua biografia, o reconhece, inclusive, como bomprodutor musical, além dearranjador; Elvis, como já comprovado pelas biografias lançadas, (hoje podemos ver também vários de seus ensaios com seus músicos em vídeos)sua atuação/participação nos [arranjos] andamento (ritmo que a música deveria ter), arranjos vocais, instrumentais etc; e nos discos que retratam o seu trabalho em estúdio, participava efectivamente das principais e mais elogiadas obras em estúdio de sua discografia. Elvis, ao contrário de nomes comoBeatleseMichael Jackson, nunca dispôs da companhia de grandes produtores musicais, os produtores de Elvis são avaliados como regulares e em alguns momentos como de bom nível, mas nada comparado a produtores comoQuincy Jones,George Martin,Phil Spector, entre outros, que de certa forma auxiliaram intensamente a carreira de nomes como Beatles, Michael Jackson e a até mesmo o início da carreira solo dos ex-beatles e que grande parcela do sucesso e reconhecimento no auge das respectivas carreiras dos artistas já mencionados, foram graças a seus produtores; igualmente, sobretudo os mais entusiasmados, é reputado como um instrumentista virtuoso. Já comoator, fez o que lha cabia, com profissionalismo e, em algumas oportunidades, conquistou reconhecimento por seu empenho e até mesmo, talento.
"Elvis não Morreu"
Uma outra polêmica envolvendo o nome de Elvis é a famosa frase "Elvis Não Morreu",surgida devido à repetitiva propaganda feita na TV brasileira, para a divulgação do filme de mesmo nome. Para alguns, essa frase tem um forte apelo comercial e demarketing, entretanto, muitos de seus fãs acreditam plenamente que Elvis realmente ainda está vivo, ou, pelo menos, não morreu na data considerada oficial.
Muitos afirmam que Elvis já foi visto em diferentes localidades e que existiriam várias coincidências em sua supostamorteque comprovariam uma certa armação. Muitos dos que não acreditam nessa hipótese de Elvis estar vivo, dizem que simplesmente é mais uma daquelasteorias conspiratórias.
A frase igualmente tornou-se umjargãobastante difundido e usado pelosfãse não-fãs de Elvis Presley em alusão a umalenda urbanade que Elvis não teria de fato morrido e estaria vivendo numailha. A expressão também pode significar que Elvis é "imortal" na memória dos fãs.
"Querendo ou não dá a mesma sensação quanto à morte de Michael Jackson".