TABACO - MARLBORO


Marlboro é uma marca de cigarros do grupo Altria (anteriormente Philip Morris Companies Inc.). É uma das marcas de cigarros mais conhecidas do mundo.
Philip Morris, um fabricante de cigarros que se estabelecera em Londres, criou, em 1902, uma subsidiária em Nova York para vender diversas marcas de cigarro, incluindo Marlboro. Em 1924, eles anunciaram que os cigarros da Marlboro eram feitos para o público feminino, por trás de um slogan conhecido como "Mild As May".
A marca era vendida bastante até a segunda guerra mundial, quando a marca foi temporariamente removida do mercado por motivos desconhecidos. Ao fim da guerra, três marcas emergiram. Três marcas que iriam estabelecer um firme suporte no mercado dos cigarros:Lucky Strike, Camel e Chesterfield. Essas marcas eram fornecidas para soldados americanos durante a guerra.
Durante os anos 50, a Reader's Digest magazine publicou uma série de artigos que dizia que fumar causava câncer de pulmão. A Philip Morris, juntamente com outras marcas de cigarros, começaram então a produzir cigarros com filtros, lançando-os ao mercado no ano de 1955. No começo dos anos 60, a Philip Morris inventou o "País Marlboro" (ou "O Mundo de Malrboro" no Brasil) popularizando a sua imagem através de rústicos e bem aparentados cowboys e conhecidos como "Marlboro Men". O lema continua vivo até hoje: "Come to where the flavor is. Come to Marlboro country", em Português: "Venha para onde está o sabor. Venha para o país Marlboro". (Versão brasileira nas campanhas: "Venha para onde está o sabor. Venha para o mundo de Marlboro").
O "Marlboro Man", personagem da propaganda de TV, foi um dos responsáveis pelo sucesso da marca, por associá-la a idéia de liberdade.
O Marlboro possui como concorrentes diretos o Lucky Strike e o Camel.
E NA FORMULA 1
Marlboro patrocinou vários eventos esportivos, em especial o automobilismo (como a Formula 1 e Fórmula Indy), e equipes como Ferrari, Mclaren, Ducati e Penske . O patrocínio da Marlboro na Formula 1 começou em 1972 com a equipe BRM. Atualmente, a Marlboro patrocina a equipe Ferrari, na Formula 1,cujo nome oficial é: Scuderia Ferrari Marlboro. A partir de junho de 2007, começou a vigorar a proibição para as equipes em estampar marcas de cigarros em carro da Formula 1, e a marca Marlboro passou a ser representada por código de barras, no carro, até início de 2010, e atualmente apenas nos capacetes dos pilotos.

AQUI NA NOSSA TERRA (BRASIL)
No Brasil o Marlboro tem disponivel as opções maço e box, nas cores: Prata (Ultra Light ou Silver), Ouro (Gold ou Light), Azul (Médio ou Gold Advanced), Vermelho (filtro marom), Ice Mint, Fresh Mint (mentolados com filtro parcialmente aromatizado), Blue Ice (lançado recentemente no Brasil, possui uma cápsula no filtro que, quando rompida, libera um líquido com uma forte aroma mentolado) e Filter Plus. Com as dosagens de alcatrão, nicotina e monóxido de carbono, respectivamente:
CURIOSIDADE
  • Com a criação do "Marlboro Man", as vendas do cigarro começou a crescer. Criado por Leo Burnett, eles utilizavam a imagem de velejadores, atletas, pilotos e cowboys. O resultado não poderia ser melhor nas vendas: A Marlboro se tornou o cigarro mais vendido em Nova York, com um incremento de 5.000% nas vendas. O cowboy se tornou o mais popular dos personagens que foi adotado como garoto-propaganda. Em 1964, foi lançada a famosa campanha “Come to where the flavor is. Come to Marlboro Country”. Com a campanha, as vendas do cigarro subiram em torno de 10%. Em 1970, a marca Marlboro era a terceira mais popular dos Estados Unidos. Dois anos depois, a marca se tornou a mais vendida do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário