Johnny Cash - Men in Black

Nada melhor que começarmos entao falando de um dos pioneiros no estilo Cowntry Roads (isso mesmo você não entendeu errado) pegar a estrada e sentir o vento no rosto, olhar montanhas e búfalos correndo nos campos...isso é vida, issu é o espirito de liberdade!

Não sou muito fã de cronologia, mais vamos lá...


JOHNNY CASH - "Man in Black"

Johnny R. Cash mais conheçido como Johnny Cash foi um grande cantor e compositor de musica Cowntry, conhecido por seus fãs como  " O Homem de Preto". Em uma carreira que durou quase cinco décadas ele foi para muitas pessoas a personificação do cowntry. Sua voz sepulcral e o distinto som " boom chicka boom" de sua banda de apoio "Tennesse Two" são algumas de suas marcas registradas.

Juventude:
Cash  nasceu do estado de Arkansas, filho de fazendeiro pobre, sua familia mudou-se pouco tempo depois do seu nascimento para uma fzenda em Dyess, no mesmo estado. Seu pai era alcóolatra e abusava fisica e emocionalmente de seus filhos. Com cinco anos de idade Cash já trabalhava na lavoura de algodão. Ele era muito proximo ao seu irmão Jack o mais velho filho da familia que morrera após um incidende com uma serra de madeira, Cash culpava-se ainda apos sessenta anos pela morte do irmão, devido ao caso de que ele não estava presente no dia e achava que poderia te-lo ajudado.
Johnny Cash começou a compor musicas ainda muito jovem pois sua vida foi inundada pela musica gospel local. Anos mais tarde ele serviu a Força Aérea Americana onde compôs uma de suas musicas mais famosas, "Folsom Prison Blues".
O Princípio da Carreira:
Depois de ser dispensado da Froça Aérea Americana, Johnny casou-se com Vivian Liberto em 1954, mudou-se para Memphis (Tennesse), onde vendia ferramentas e estudava para ser locutor de rádio, durante a  noite Cash tocava com o guitarrista Luther Perkins e o baixista Marshall Grant,enquanto tomava coragem para ir a luta atras de um contrato com a Sun Records. Cowboy Jack Clement foi quem contratou o jovem cantor pela primeira vez, mas depois do seu teste onde cantava na maioria musicas gospel, Sam Phillips dono da produtora disse para Cash voltar para casa e pecar um pouco para que fizesse entao uma musica que ele pudesse vender. Feito isto Johnny voltara com suas duas primeiras musicas de sucesso "Hey Potter e Cry Cry Cry" lançada em 1955.
Conseguira entao a gravaçao de uma musica composta por ele anos atras " Flosom Prison Blues", que entro nas paradas de sucesso da época ficando em 5º lugar e uma outra que liderou o ranking " I Walk the Line".
Em 1957 Johnny Cash foi o primeiro cantor a gravar e lançar um album completo somente seu, ele na época era o artista que mais dava lucros a Sun Record.
Vício:
Quando sua carreira começou a decolar nos anos 60,Cash viciou-se em anfetaminas e barbitúricos (droga para tratamento de insônia), todos os seus amigos brincavam em relação ao seu nervosismo e comportamento estranho, ignorando assim os claros efeitos de seu vício.
Embora Cash cultivasse cuidadosamente sua imagem romantica de fora-da-lei, muitos fãs se surpreendiam em saber que ele nunca cumpriu pena na prisão,apesar de sua selvageria e mau comportamento terem lhe rendido algumas noites no xadrez.
O mais notável foi que Cash voluntariamente ia a varias prisões para tocar p/ os detentos, pelos quais ele sentia imensa compaixão.
Entretanto o vício continuava, e seu comportamento destrutivo causava varias confusões durante seus shows.
Cristianismo:
Mediante a tragicos incidentes que acompanhavam Johnny, ele resolveu começar uma longa e dificil jornada em busca da reabilitação, passou dias trancado em casa para se desintoxicar, contando claro com a ajuda dos amigos. Influenciado por uma conversão religiosa alcançada depois de uma tentativa de suícidio fracassada, Cash começou a batalhar cada vez mais contra os seus vícios.
"O Homem de Preto":
De 1969 a 1971 Jonny Cash estreiou seu proprio programa de TV pela rede ABC, que contava com a participaçao de vários artistas famosos entre eles Bob Dylan, que veio a se tornar grande amigo de Cash futuramente.
Tornou-se entao uma figura imensamente popular no começo dos anos 70. Cash apresentava-se na maioria das vezes vestido de preto da cabeça aos pés, oque o levou a adquirir o apelido "man in black". Fatos passaram e Cash continuou na luta e composição de grandes albuns.
Doença e Morte:
Em 1997 Cash foi diagnosticado com uma doença neuro-degenerativa, e mais tarde associada a problemas de diabetes, foi então forçado a encurtar uma de suas turnês pois contrairá uma forte pneumonia, e assim foi hospitalizado em 1998, essa pneumonia afetou seus pulmões. O album "Americam III: Solitary Man" lançado em 2000 apresentava sua resposta à doença representada por uma versão de "I Won't Back Down" de Tom Petty assim como uma releitura poderosa de "One", do U2. 
Cash lançou em 2002 o albúm "Americam IV: The Man Comes Around" que consistia  metade de material original e metade de covers, algumas bem surpreendentes, tal como "Hurt".
Menos de quatro meses depois Johnny Cash morreu devido ao diabetes aos seus 71 anos de idade, enquanto estava hospitalizado em Nashville, Tennesse. O seu corpo foi enterrado em Hendersonville , Tenesse.




Nenhum comentário:

Postar um comentário